segunda-feira, 28 de julho de 2008

CSI - mentiras científicas

IOL Diário - As mentiras científicas do CSI

CSI Las Vegas [arquivo]


Nunca os vemos a escrever relatórios, uma tarefa pesada e custosa, os resultados das provas de ADN obtêm-se em algumas horas e a identificação das impressões digitais em alguns segundos. Estes são apenas alguns dos aspectos da série CSI que fazem parte da ficção, refere o site 20minutos.

Outros aspectos, como a gíria científica, o vocabulário utilizado, coincidem com a prática diária dos agentes que integram a Brigada da Polícia Científica Criminalista Forense de Valência, que leccionaram recentemente um curso da área na Universidade Cardenal Herrera - CEU.

As provas guardam-se em caixas de cartão e não em sacos de plástico

Os instrumentos mais utilizados, «as ferramentas imprescindíveis», são as cotonetes e as amostras de algodão, que «se guardam sempre em caixas de cartão», não em plástico. Também são habituais entre os 65 agentes de Valência os muitos pares de luvas de látex que colocam assim que chegam à zona do crime.

A entrada do ADN nas investigações criminais revolucionou o trabalho policial e fez proliferar um grande conjunto de séries televisivas. A divulgação de algumas técnicas, no entanto, «não ajuda ao trabalho policial», lamentaram os responsáveis científicos, que preferiram não ser identificados.

As inspecções aos locais de crime demoram entre oito a dez horas

Os especialistas do Corpo Nacional da Polícia espanhola, tal como nas séries, podem analisar amostras de sangue, sémen, pêlos, unhas, resto de ossos, saliva, que podem conter «células epiteliais da boca» com «carga nuclear» de ADN.

As inspecções aos locais podem demorar horas porque na vida real não podem levar, por exemplo, uma porta para analisar, a análise tem que ser feita no local. As investigações em casos de homicídio chegam a durar entre oito a dez horas, mas demora menos em caso de roubo.

«Não existem crimes perfeitos, mas sim investigações que não são suficientemente perfeitas», sustentaram os investigadores espanhóis.

House é o mais assistido na TV paga


Estrelando - Brasil: House é série mais assistida da TV paga




O médico mais rabugento das séries é também o mais assistido. De acordo com o canal pago que o exibe, o seriado House foi o mais visto da TV paga brasileira até agora em 2008.

O programa, exibido pelo Universal Channel, conta a história de Greg House, um médico especializado em diagnósticos complicados. Contratado do Princeton-Plainsboro Hospital, de New Jersey, ele não se importa com os sentimentos dos pacientes. Exerce sua profissão apenas pelo mistério, pelo prazer de investigar.

Outras duas séries do Universal apareceram entre as dez mais assistidas. São Law & Order: Special Victims Unit e Monk.

Law & Order

Site com tudo sobre o seriado, lista de episódios, trama, principais personagens, etc. Se você curte o seriado, não deixe de acessar:

Law & Order (a Titles & Air Dates Guide)

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Criminal Minds vai ganhar série derivada

Estrelando - CSI?: Criminal Minds vai ganhar série derivada


Parece que Criminal Minds vai seguir o mesmo destino de outras séries de investigação. Ou seja, vai ganhar um spin-off.

- É seguro dizer que alguma coisa surgirá em breve. Nós temos conversado sobre isso desde o começo, mas algo sempre acontece para atrapalhar, como a saída de um mebro da equipe ou a greve dos roteiristas. Mas definitivamente chegou o momento, teria dito uma fonte do canal norte-americano CBS ao site Entertainment Weekly.

A idéia seria explorar outros setores do FBI que não o de homicídios, já mostrado pelo seriado original. Um episódio especial no meio da próxima temporada iria introduzir o conceito ao público. Se bem aceito, pode virar atração fixa.

A grande questão é: Gideon perderá algum de seus profissionais por conta do tal seriado derivado? O anônimo responde:

- Eu não acho que vá acontecer. Nós estamos muito felizes com o time que temos. Por outro lado, é possível que personagens estejam nos dois shows. Todas as opções ainda estão abertas.

CSI da Record alcança liderança

Estrelando - Ibope: CSI dublado da Record alcança liderança
CSI Las Vegas alcaçou a liderança no Ibope na última sexta-feira, dia 4, de acordo com a emissora que exibe a série, a Record.

A atração registrou média de 11 pontos, chegando a 14 de pico, no horário da 00h12 à 01h09. Dos televisores ligados, 30% estavam sintonizados em Gil Grissom, Sara Sidle e companhia.

E parece que os investigadores da cena do crime estão se dando bem. Em junho, CSI Miami teve um aumento de um terço da audiência em relação ao mês anterior. A média alcançada foi de 8 pontos.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Law & Order traz ator de Senhor dos Anéis nesta segunda



Quem tem saudades do Sam de Senhor dos Anéis - um dos poucos atores que não foram lançados ao estrelato depois da trilogia - pode ver Sean Astin em Law & Order na noite desta segunda-feira, dia 7.

Às 23h, o programa será exibido pelo canal pago Universal. No capítulo Acampamento, os detetives Cyrus e Ed Green inestigam a morte de Audrey Lortell, uma mulher cujo filho, jason participa de um seita religiosa. Sean interpreta o Pastor Henley, líder do grupo.

Além da aventura fantástica dirigida por Peter Jackson, o ator de 27 anos ainda esteve em Como se Fosse a Primeira Vez e Click, os dois ao lado de Adam Sandler.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails